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Entre as tintas para elementos de carros, usam-se as tintas para pinças de travões, como as outras tintas para carros, para « vestir » e personalizar o seu carro e dar-lhe um ar mais desportivo. Estas peças de metal particulares podem atingir temperaturas elevadas. São sujeitas a condições extremas em permanência, como por exemplo projeções de a...
> Leia maisEntre as tintas para elementos de carros, usam-se as tintas para pinças de travões, como as outras tintas para carros, para « vestir » e personalizar o seu carro e dar-lhe um ar mais desportivo. Estas peças de metal particulares podem atingir temperaturas elevadas. São sujeitas a condições extremas em permanência, como por exemplo projeções de areia, água, gordura...
As tintas para pinças de travão de carro são acabamentos monocomponentes 1C*, que resistem não só à temperatura (acerca dos 300°C), como também às intempéries.
Além disso, permitem uma boa aderência aos metais, sem aplicar primer de aderência anti-corrosão.
Os pigmentos contidos nestas tintas servem a dar a cor, e são amarelos, verdes, vermelhos, dourados, pretos ou alumínio. Têm caraterísticas específicas que lhes permitem resistir a altas temperaturas sem denegrir e sem perder cor.
* monocomponentes: apenas as tintas com um componente permitem uma verdadeira resistência ao forte calor. As lacas bicomponentes resistem bem mas os seus limites aparecem à volta dos 250°C max.
Quer for um amador que trabalha com produtos em aerossol ou com produtos em lata com a pistola de pintura, poderá aplicar este tipo de acabamento para travões após ter desmontado a peça e a roda.
1/ A peça já é pintada e a pintura está em mais ou menos bo estado. Esta camada foi feita na fábrica. É importante não decapar, ou terá de refazer todo o trabalho de aderência e de anti-corrosão.
Basta desengraxar bem a peça e lixar ligeiramente a superfície para aderie. Não remover a tinta.
A seguir, aplicar 2 camadas de tinta. Sendo um acabamento, não é preciso aplicar verniz.
2/ A pinça de travão é de metal bruto:
Pode tratar-se de aço ou de uma liga: após desengordurar, poder-se-á aplicar a tinta para pinça de travão diretamente, pois esta tem boa aderência.
Para garantir um trabalho de grande qualidade que dure muito tempo e a aderência, é então preciso aplicar um primer de aderência anti-corrosão para metais em uma fina camada, chega perfeitamente, antes de aplicar a tinta para travão alta temperatura.
Primeiro, se aplicar uma laca brilhante bicomponente ou outra, a camada de tinta pode aguentar mal as subidas de temperaturas rápidas, elevadas e repetidas: resultado, observará um enegrecimento, fissuras, e até bolhas.
Além disso, as cores clássicas não gostam de temperaturas elevadas e podem simplesmente esmorecer ou enegrecer a partir dos 150°C.
Não. É facultativo pois estas tintas são acabamentos, ou seja camadas finais. Claro, existe um verniz alta temperatura em spray. Pode querer proteger ainda mais a pintura ou até modificar o brilho, aplicando um verniz mate acetinado ou brilhante.
O risco de « queimar » o verniz é moderado, pois a temperatura da superfície não é muito elevada e nunca dura muito tempo.
> Reduzir.
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